-
Arquitetos: System Arquitectura
- Área: 18814 m²
-
Fotografias:Fernando Alda
-
Fabricantes: Assa Abloy, BMI, Danpal, Europerfil, Metaldeza, elZinc
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova construção está localizada no campus da Mayoral em Intelhorce, Málaga, Espanha, ao lado do galpão protegido de Vázquez Molezún reabilitado pela mesma equipe em 2018. A ideia do projeto reside na implantação urbanística dentro do complexo, ao lado do galpão existente.
O programa de armazenamento em altura obriga a elevar o novo edifício a 20 metros de altura com uma área de mais de 15000 metros quadrados, fazendo dele um volume massivo muito próximo do galpão existente, que tem apenas 11 metros de altura. Por isso, ele deveria ser tratado com a sensibilidade necessária para se integrar adequadamente ao seu vizinho. Uma integração não apenas em termos volumétricos, mas também conceituais, buscando uma linguagem comum enraizada na indústria têxtil que ambas as construções representam.
A partir dessa condição, surgem as duas ideias principais do projeto: (1) a quebra do prisma retangular convencional para essa tipologia, curvando suas fachadas e afastando-se o máximo possível do galpão existente para suavizar a grande diferença de altura entre as construções e seus volumes. (2) A busca por uma cobertura com uma linguagem têxtil que dialogasse com a preexistência original, explorando neste caso o conceito de transparência e opacidade dos tecidos.
Os 5 grandes arcos que compõem as 4 fachadas são subdivididos em uma série de arcos menores que desfazem a solidez do grande volume gerado, conferindo ao edifício final uma aparência envolvida em tecido, assim como os artistas Christo e Jeanne-Claude fizeram em seus diferentes trabalhos artísticos ao redor do mundo.
Do ponto de vista técnico, o projeto se baseia em dois pilares fundamentais: a pré-fabricação e a eficiência energética.
Trata-se de uma obra com alto grau de pré-fabricação e modularidade. Com exceção da fundação e de alguns itens menores, o projeto como um todo foi pré-fabricado em oficina e montado no local. A pré-fabricação, juntamente com o uso da tecnologia BIM durante o processo de desenho, projeto e construção, permitiu cumprir com precisão os prazos e o orçamento da obra.
A estrutura metálica tubular triangulada foi fabricada em Lalín, Galícia, e suas vigas com até 32 metros de vão foram transportadas para a obra onde foram montadas rigorosamente, incluindo a escada em espiral com mais de 16 metros de altura. Por outro lado, a fachada de chapa dobrada de zinco foi fabricada em Astúrias e a pele interna de policarbonato em Álava.
A fachada de 20 metros de altura é composta por duas camadas: uma camada interna de policarbonato translúcido que confere isolamento e estanqueidade, e uma camada externa de chapa microperfurada de zinco que permite a passagem de luz natural ao mesmo tempo em que protege o policarbonato da radiação solar direta, melhorando assim o coeficiente de transmissão térmica da fachada.
A combinação dessas duas camadas gera um volume interno naturalmente iluminado em toda a altura de suas quatro fachadas, reduzindo ao mínimo o uso de luz artificial e regulando a construção em termos energéticos.